sexta-feira, 29 de agosto de 2008

REALIDADE, o pesadelo da

Faz dias que tô tentando escrever um texto formal e culto sobre isso, mas não sai nada, então vou fazer brainstorm mesmo. Muitos de nós nascem com uma tendência grande à teorização e fuga do mundo físico. Essas pessoas sempre tiveram facilidade de lidar com matérias 'difíceis' como matemática ou física na escola, têm uma inteligência lógica avançada, mas não costumam se dar muito bem nos relacionamentos com as pessoas e em lidar com o mundo físico em geral. A internet se tornou, pra essas pessoas, um lar ideal. Pode-se viver numa cidade onde só mora quem é desejado, e tem-se acesso instantâneo a qualquer pessoa (os contatos de messenger/orkut/similares). Pode-se ter a imagem que quiser, tirando as fotos certas e editando-as livremente. Tem-se acesso a todo o conhecimento do mundo, podemos nos tornar especialistas em qualquer assunto simplesmente acessando o google ou a wikipedia. Podemos pintar com o photoshop, compor com soundfoge/fruityloops/guitarpro, fazer cinema no youtube, ser modelo do myspace/fotolog, escritor num blog (ironia né), enfim, tudo. Há substituições na internet pra quase todas as coisas do mundo físico, mas pergunto: essas coisas são reais?

Na minha humilde opinião, NÃO.

Ao meu ver, a internet é um mundo de hipóteses, teorias, testes, mas não de realidade. E não é só a internet, nossa imaginação cumpre o mesmo papel. A diferença é que a realidade pisoteia e destrói a imaginação facilmente (e isso é saudável), enquanto a internet, em alguns casos, consegue RESISTIR À REALIDADE. Ok, serei menos enfático daqui em diante. Enfim, você pode criar uma imagem perfeita, uma vida perfeita, relações perfeitas num mundo hipotético, pode viver um filme, uma novela, uma série, mas isso não te afasta da sua vida. E enquanto você perde tempo com sue mundo perfeito, sua vida se torna cada vez mais medíocre. Citando a banda favorita da criadora deste blog:
"Honestly, somehow it always seems that
I'm dreaming of something I can never be
It doesn't bother me, 'cause I will always be the pimp that I see in all of my fantasies"

11 comentários:

2.g disse...

I
DONT
KNOW
YOUR FUCKING NAME
SO
WHAT
LETS
FUCK.


Tá, parei. Sabe que... eu concordo contigo. O que eu levo mesmo são as (algumas) amizades e o conhecimento. Essa coisa de imagem é.. erm... é isso aí.

Anônimo disse...

ok let's fuck


até as amizades e o conhecimento são teóricos demais, IMHO. Não que eu goste menos de você por isso, eu sou um merda que vive no mundo não-real também.

E o texto ficou uma merda DX *leu depois pra ver os resultados*

2.g disse...

nah, tem algumas amizades que eu levo como as "reais". claro que não é nem metade de todas as "amizades" que eu tenho aqui, mas as outras não importam de qualquer jeito.
e o conhecimento tirado daqui é completamente "aplicável" no físico, sim.

Mayara disse...

Korn? XD
Ah, isso é verdade. Sei lá, penso que queria ter nascido numa época sem internet. Queria ver só.

EdpeppeЯs disse...

já diria einstein: "a imaginação é mais importante que o conhecimento".

a imaginação tem mais poder, força do q mts imaginam.

a força do pensamento eh algo incrivelmente poderoso...

pena que na terceira dimensão parece insuficiente, impossível e 'fantástico'.

reles mortais..

o mundo virtual é tão real quanto o mundo físico.

basta transcender para notar.

Hazelbaker disse...

eu tenho medo de pessoas que são montadas da internet, tenho mesmo.
a internet fode muitas pessoas, muitas mesmo.

sei lá, acho que depende, do modo que é usada. aí tem gente que decide viver no mundo da imaginação xuxística.

Dee disse...

a vantagem é que as coisas duram mais na internet do que na vida real. ou não.

isso me lembrou serial experiments lain.

gostei do blog 8D

Gabriel disse...

"All Day I Dream About Sex". Deu até uma saudade de ouvir Korn, hehe.

Enfim, ótimos posts.
Sobre esse, posso dizer que normalmente a internet é pra mim uma extensão da minha realidade, sendo que pra mim ela supre a falta de diálogos e conhecimento que eu dificilmente encontro no 'mundo real'.
É o único lugar, por exemplo, onde eu já pude encontrar pessoas pra falar sobre islandês ou sobre certas bandas que parece que só eu conheço. x)

Anônimo disse...

I LIKE BIG BUTTS
AND I CANNOT LIE
YOU OTHER BROTHERS CANT DENY

EdpeppeЯs disse...

realidade fantasma..

realmente... o.O

sumiram tds!

:-O

Anônimo disse...

é